You are currently viewing Noruega, o primeiro país do mundo a proibir a desflorestação
Noruega paisagem

Noruega, o primeiro país do mundo a proibir a desflorestação

O país nórdico evitará todos os produtos da sua cadeia de abastecimento que contribuam para abate de árvores em qualquer parte do mundo

Os países nórdicos são, em muitas áreas, um modelo para muitos cidadãos. O seu sistema educacional, salários, o grande envolvimento dos seus estados de bem-estar social, o seu sistema fiscal equitativo, o seu sistema de saúde, o baixo desemprego e as altas taxas de felicidade são uma fonte de admiração para muitos. Agora, além disso, eles decidiram liderar a luta para salvar o planeta. 

Nesta guerra contra a ameaça humana ao meio ambiente, a Noruega deu um passo muito importante. No final de maio passado, o país tornou-se o primeiro a comprometer-se com o fim da desflorestação, conforme anunciado num comunicado de imprensa da agência de ação climática da ONU.

Com essa decisão, o país está empenhado em evitar e proibir, por meio de políticas de compras públicas, qualquer produto da sua cadeia de abastecimento que contribua para o corte de árvores.

“Esta é uma vitória crucial na luta para proteger a floresta tropical”, diz Nils Hermann Ranum, presidente da Rainforest Foundation of Norway na declaração Climate Action.

Compromisso 

 

A Noruega está empenhada em evitar e proibir, através de políticas de contratos públicos, qualquer produto da sua cadeia de abastecimento que contribua para o corte de árvores. 

Uma luta de longa distância 

A luta contra a desflorestação tem sido uma das principais batalhas dessa fundação. Na Cúpula do Clima da ONU em Nova York em 2014, a Noruega, Alemanha e o Reino Unido comprometeram-se a ” promover compromissos nacionais para promover cadeias de abastecimento livres de desflorestação.”

Para isso, eles tiveram que trabalhar através de políticas de compras públicas e procurando maneiras de obter produtos como óleo de palma, soja, carne ou madeira de maneira sustentável.

Os dados da desflorestação

 

Os dados são devastadores. De acordo com dados adquiridos pela Climate Action, a produção de óleo de palma, óleo de soja, carne bovina e madeira em sete países com altas taxas de desflorestação ( Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Indonésia, Malásia e Papua Nova Guiné) 40% de desflorestação de florestas tropicais e 44% de emissões de carbono associadas entre 2000 e 2011.

Este passo não é o primeiro passo dado pela Noruega para lutar contra a desflorestação. Já em 2008, o país deu um bilião de doláres ao Brasil para combater esse flagelo. Graças em parte a essa doação, o país sul- americano conseguiu, em 2015, reduzir a desflorestação em 75%. Mais de 8 milhões e meio de hectares da floresta amazónica foram salvos e a emissão de 3,2 milhões de toneladas de CO2 foi evitada.